Vale a pena pensar nisto

“A juventude é a idade das escolhas e opções. Ser livre significa eleger/escolher bem... Numa época de obscuridades/escuridões/sombras como a nossa é mais fácil que os jovens, no se caminho de crescimento, encontrarem-se, ainda que nem sempre de maneira dramética, com a experiência de angústia e com o fantasma de uma imagem de si mesmos que não corresponde com a realidade.

A angústia é a possibilidade de que tudo acabe em nada. É como se um jovem dissesse: ‘«posso fazer muitas coisas, mas, provavelmente não consigo nada». Na realidade, superar a angústia significa redescobrir a magnitude/grandeza do homem e de suas possibilidades, significa afastar o fantasma narcisista e irreal da própria imagem para decidir-se finalmente a assumir as próprias responsabilidades mediante eleições/escolhas/opções concretas e duradoiras.” (Severino Pagani, Acompañar espiritualmente a los jóvenes, editora San Pablo, pag.65)


- Que sentimentos habitam normalmente em mim?

- Como olho para o meu corpo? Para a minha história? Para o meu futuro?

- Por onde passa o meu projecto de vida?

- Que consciência tenho do meu ADN?

- Procuro olhar os outros a partir da bondade?


Equipa de Assistentes, Conselho Nacional JUFRA, Secretariado Nacional JUFRA

Sem comentários: