Era uma vez...

... um grupo de jovens franciscano chamado "Sóis de Bênção" que tinha o desejo de partir em missão. A vontade foi amadurecendo e o caminho sendo construído. E passados alguns anos, já não era mais um sonho, mas sim uma realidade que puderam vivenciar de todo o coração.
Em Chimoio, partilharam os seus conhecimentos, as suas vidas, os seus carismas... enfim, os dons que Deus lhes deu.
Trabalharam diariamente na escolinha da Mana Nilza, com crianças em idade pré-escolar, deram formação ao grupo de acólitos na catedral de Chimoio, dinamizaram actividades com crianças desfavorecidas acolhidas pelo projecto Nihuersi (projecto a cargo do seminário), também descobriram a sua veia artistica ao reabilitar uma sala de convívio dos meninos do lar de S. Gabriel (que acolhe rapazes orfãos ou com famílias vulneráveis), organizaram "ateliers" de biblioteca e video para crianças da escolinha das Irmãs Salvatorianas, visitaram comunidades distantes pertencentes a Manica, tiveram um encontro com o grupo de jovens da catedral, deram catequese a adultos e, vestiram a pele de professores, dando aulas e explicações de várias disciplinas (geografia, matemática, música e biologia) no seminário de Santo António em Chimoio.
Passo a passo, estes jovens descobriram e aprofundaram o mandamento do amor em todas as suas vertenttes. Entregaram-se àquele povo, dando um pouco deles próprios e recebendo muito mais. Mas, por outro lado, o amor que unia o grupo e as relações de amizade floriram como na Primavera.
Cada um destes jovens podes ser tu... não fiques na praia, lança-te... há sempre alguém que espera por ti e, de certo, que ficarás com a felicidade no rosto e no coração... como aqueles jovens...
Lembras-te do que disse o Pai Francisco?
"É dando que se recebe", por isso atreve-te, a tua oportunidade pode estar mais perto do que pensas. Sabes o que descobriram estes jovens? Descobriram que, passo a passo, o pedacinho de Deus que trazemos connosco, pode crescer, e confiando n'Ele, podemos alcançar verdadeiramente caminhos de felicidade, para nós e para os que nos rodeiam.

Sem comentários: