Catequese sobre o Catecismo da Igreja Católica (CIC)

  O ano da Fé serve para testemunhar as razões da nossa esperança (1Pe. 3,15), para aprofundar os conhecimentos das verdades que nos animam e para melhor as podermos partilhar com os outros.
  Quanto mais se toma consciência da importância das verdades da Fé a as divulgamos, tanto mais nos abrimos ao dom da Fé, e melhor respondemos a esse dom. Daí as iniciativas dos grupos de reflexão cristã sobre os dados da Fé contidos em muitos documentos, especialmente na Bíblia: os documentos do Concílio Vaticano II, o Catecismo da Igreja Católica, o Compêndio da Doutrina Social da Igreja e outros.
  A nossa diocese escolheu o Catecismo da Igreja Católica como tema de estudo para a Escola de Leigos, para este ano pastoral.




  "O Catecismo da Igreja Católica é fruto de uma vastíssima colaboração: foi elaborado durante 6 anos de intenso trabalho, conduzido num espírito de atenta abertura e com ardor apaixonado.
  Em 1986, confiei a uma comissão de doze cardeais e bispos, presidida pelo senhor cardeal Joseph Ratzinger, o encargo de preparar um projeto para o Catecismo pedido pelos Padres do Sínodo. Uma comissão organizadora de redação, composta por sete bispos diocesanos, peritos em teologia e em catequese, coadjuvou a comissão, no seu trabalho.
  A comissão, encarregada de dar directrizes e de vigiar sobre o desenvolvimento dos trabalhos, seguiu atentamente todas as etapas da redação das nove versões sucessivas. A comissão de redação, por sua vez assumiu a responsabilidade de escrever o texto, de lhe inserir as modificações pedidas pela comissão e de examinar as observações de numerosos teólogos, exegetas e catequistas, e sobretudo dos bispos do mundo inteiro, a fim de melhor o texto".

Constituição apostólica "Fidei Depositum", 11 de Outubro de 1992.

João Paulo II

Sem comentários: