O projecto JUFRA

Irmãos Jufristas


Visto que se aproxima mais uma reunião que visa melhorar a forma como a nossa JUFRA tem trabalhado, venho por este meio propor-vos algumas questões para reflexão, para que possamos todos, com alguma ajuda, traçar directrizes de forma a tornar exequível, este, nosso projecto comum de franciscanismo, que é a JUFRA.

Estas interpelações que em seguida vos apresento, foram-nos lançadas pelo Conselho Nacional da JUFRA/OFS, com o intuito de nos desafiar para mais uma caminhada em conjunto. Assim, para aqueles que pensam que já tudo foi dito, eu digo-vos que não, ainda há algo a dizer. Temos de ser mais práticos e específicos para que todos entendam, aquilo que realmente queremos. Se não sabem o que dizer na próxima reunião, respondam simplesmente a estas questões…


  • Que papel tem assumido e assume neste momento a formação do nosso grupo?
  • Como sentimos que o nosso eu e os eus que compõem o nosso grupo constituem um NÓS?
  • Já escutamos e atendemos à missão que nos cabe nesta hora significativa para a vida na JUFRA?
  • Satisfaz-nos o lugar e o papel que estamos a assumir na Jufra? Que papel gostava eu de desempenhar?
  • Como me dou aos meus irmãos, no sentido de que os irmãos são um Dom do Senhor, tal como Francisco o sentia e vivia?
  • De que orientação/formação, eu mais sinto falta?


Peço-vos que aceitem de coração esta proposta para que possamos recomeçar, um ano diferente e que este marque justamente pela diferença. Vamos caminhar juntos, vamos unir-nos, vamos fortalecer a nossa Fé e ter Esperança.

Com Amor, Paz e Bem

Sophie Meco


Sem comentários: