Conclusões do V Congresso Nacional da JuFra/OFS

Mensagem à JUFRA/FFP
Durante os dias dezoito e dezanove de Novembro de dois mil e seis, reuniu-se o V Congresso Nacional da JUFRA de Portugal.
Este foi um momento para aprofundarmos e confirmarmos a nossa vocação como jovens franciscanos seculares. Foi um momento para reflectirmos sobre a nossa estrutura, a nossa identidade e o nosso sentido de pertença à Família Franciscana Portuguesa e, de um modo particular, aos movimentos juvenis de inspiração franciscana.
A Juventude Franciscana de Portugal sentiu que ao longo destes últimos anos, apesar de todos os esforços de aproximação entre os movimentos juvenis franciscanos, estes não tiveram os resultados esperados, já que não se verificou uma autêntica vontade de aproximação de todos os movimentos.
Por outro lado, também sentimos que, a nível espiritual e de forma de vida, a proximidade entre a JUFRA/OFS e a JUFRA/FFP é muito maior comparando com a dos outros movimentos.
Desta forma, o V Congresso Nacional da Juventude Franciscana de Portugal entendeu que deveria existir uma maior abertura e disponibilidade para se iniciar uma caminhada conjunta no sentido de se alcançar uma unidade plena entre os dois movimentos. Da nossa parte há a total vontade de iniciarmos esta caminhada, assumida por todo o movimento.
No momento em que a JUFRA/FFP vai também estar reunida em Congresso Nacional, na mesma altura em que a Igreja Católica foca a sua atenção na importância do Ecumenismo, convidamo-vos a reflectir sobre a necessidade de, dentro da Família Franciscana, darmos concretamente esse sinal de unidade.

Conselho Nacional da JUFRA de Portugal

Sem comentários: